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 Aula Mapper: Basico

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MensagemAssunto: Aula Mapper: Basico   Aula Mapper: Basico EmptyDom 12 Set 2010, 22:18

Olá amigos mappers !!!

Este tutorial nada mais é que uma junção de minhas 4 primeiras lições, basicamente elas foram unidas e tiveram seus textos e ScreenShots reformuladas, formando assim um guia básico essencial para todos aqueles que desejam iniciar no estudo sobre técnicas de mapeamento.

O método esta dividido em três temas,concordância, mapas geométricos e um pouco de detalhamento usando os autotiles.

Capitulo 1: Concordância

Este tema é simples, porem geralmente os mappers não dão a devida atenção fazendo assim que algo tão simples não deixei o cenário ficar muito bacana.Chega a ser um ponto relevante, porem que ser for analisado por mappers experientes será cobrado, então vamos aos exemplos:
Ex1.

Suponhamos que existem duas montanhas afastadas, para ligar uma a outra você pode fazer assim:

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Nessa figura ficou um cenário até bacana, porem é meio estranho ja que a terra conseguiu ficar no alto firme sem nada a sustentando, e isso não pode acontecer pois detalhes como este deixam seu cenário fora da concordância natural que o ambiente deveria ter.


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* No exemplo anterior foi mostrado o que deixava o cenário irregular, agora nesta ScreenShot, ao invés de deixar a “terra flutuando”, inclui uma simples ponte, assim acabando com todos os problemas que deixavam o mapa irregular no quesito concordância.

Ex3.

Existe uma cachoeira no meio de duas montanhas, para acompanhar a decida da cachoeira você pode fazer assim:

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Primeiramente,como no exemplo anterior mostrou, agora já sabemos usar pontes, e então não mais teremos “terras flutuantes” ;D.
Mas mesmo com este quesito corrigido, o cenário acima ficou estranho, já que a cachoeira esta descendo, o terreno ao lado não concordará muito caso esteja totalmente plano.

Ex4.

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* Agora nesta segunda figura, a montanha cresce acompanhando a cachoeira, simples correto?Sim, mas agora, está totalmente em harmonia com a realidade,exatamente por conta destes pequenos ajustes

Capitulo 2: Mapas Geométricos

Neste capítulo o assunto abordado foi o que devemos saber de básico sobre simetria nos mapas, mostrarei como é fácil de perceber a existência de simetria em um mapa, porem, quão difícil é não cometê-la.

Ex1.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

* Neste exemplo coloquei um pequeno morrinho dentro da caverna, ótima idéia para dar uma diversificada na base do cenário, porem dessa forma que fiz, seu jogo cairia no erro que todos nos queremos correr, veja, um perfeito quadrado.

Ex2.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Já nesta foto, ficou um pouco melhor, pois com a variação que fiz no morrinho consegui obter espaço para outras pequenas modificações na base, agora o cenário até consegue passar um pequeno aspecto de profundidade.

Ex3.

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* Aqui uma parede que seria pichada pela maioria dos mappers como péssimo nível de mapeamento(T_T), isso porque ela repete varias vezes o mesmo tile dando um aspecto muito simétrico ao cenário.

Ex4.

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Aqui usei o mesmo mapa, somente modifiquei o formato da parede, variei mais os tiles para que ela não ficasse tão repetida,e conseqüentemente geométrica, de modo que simetria alguma fosse encontrada nela.Vale lembrar que mais uma vez a “regrinha” de não repetir mais que três vezes o mesmo tile foi o que segui para obter tal resultado.


Ex5.

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* Aqui fiz uma pequena sala dentro de uma caverna, onde normalmente são usadas para revelar itens e etc,(o que não vem ao caso) quero mostrar que ao olhar isso pelo zoom ½, a sala forma um perfeito quadrado, exatamente do que estamos tentando fugir.

Ex6.

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* Agora sim,o cenário ficou um pouco mais agradável e bacana de ser explorado pois, consegui fazer no mesmo local, uma área que também irá atender a idéia do mapper, porem em um formato totalmente diferenciado.



Dicas:
-Tente não repetir os mesmos gráficos mais que três vezes;

- Imagine que em cenários de caverna uma sala não precisa ser necessariamente quadrada, tente construí-la em um formato variado para que fique bem bacana de ser visitada.

-E alem de todo cuidado na hora de desenvolver as paredes, por ultimo vem a entrada/saída do cenário que não precisa ser necessariamente reto, na ScreenShot p.ex. construí de forma meio que vertical, finalizando assim o cenário.

Ex7.

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* Nessa ScreenShot temos um exemplo de cenário que infelizmente encontramos em muitos projetos atuais, uma típica caverna simétrica (essa em especial forma um perfeito quadrado), com os detalhes também simétricos.

Ex8.

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* Já agora um bom exemplo de caverna, possui uma base completamente variada e bacana de ser visitada.



Dicas:

-Mais uma vez, não repeti os mesmos quadros mais que três vezes;

-Também, logo de inicio eu fiz o contorno em volta da caverna de uma maneira q ao olhar no zoom ½, não presenciei um quadrado, e sim algo meio que arredondado, o que é ótimo.

- Formei caminhos que também não repetiam os quadros, todos meio tortos e desajeitados, porque a natureza não é simétrica, ou seja, não foi moldada por alguém e sim pela própria vontade natural do ambiente.Graças ao formato e aos caminhos que não ficaram retilíneos, consegui obter tal resultado.
Capitulo 3: Autotiles

Para ultimo capítulo deste guia, o tema abordado foi como usar de maneira mais criativa os auto tiles de areia e grama, um assunto simples, mas que resolvi abordar aqui pois sei que é uma espécie de detalhe que passa despercebido por grande parte dos makers.

Ex1.

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* Nessa ScreenShot, a base ate foi bem construída, com pouca simetria e algumas variações no terreno,mas o chão esta sem detalhe algum, como se só pudesse existir um “tipo de chão” neste mapa,o que certamente não é verdade.

Ex2.

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* Agora o mesmo cenário,com a mesma base, porem com o chão trabalhado, compreendam que um olhar menos apurado nem irá parecer que grandes mudanças foram feitas, mas se alguns mappers mais experientes forem avaliar, certamente irão perceber todos os pontos que foram melhorados.



Dicas.

-Usei o autotile de terra “verde mais escura”, de areia, de grama e de morrinho.

-O autotile de areia eu coloquei por baixo da montanha,dando assim a impressão da areia já existia mesmo debaixo da montanha saindo para o mapa.

-O de terra verde mais escura ficou dando uma pequena aparência que aquele lugar é mais "sujinho", ou até mesmo que ali é grama, porem ainda pequena.

-O autotile de grama perto das arvores, dando a impressão que por ali o chão é fértil.

-E por fim o de morrinho dando pequenas variações no terreno, porque assim não fica todo o chão 100% plano, e passa uma pequena sensação de profundidade ao jogador.

Então pessoal, existem diversas outras maneiras de usar esses e outros autotiles para deixar o seu cenário com uma variedade ainda maior de detalhes, mas espero que as dicas que aqui foram passadas já tenham servido para deixar vossos cenários ao menos um pouco mais bacanas e diversificados.

Por hoje é só, aqueles que quiserem postar mapas segundo o tema de qualquer um dos capítulos explicados aqui, podem postar, assim que possível estarei aqui apontando os prováveis pontos a serem mudados que provavelmente irão deixar seus cenários mais bacanas.

E nunca esqueçam ...tudo que você precisa já está com você, basta ter disposição, pois o seu sucesso depende daquilo que você acredita. \o

Obrigado pela atenção. Very Happy

Crédito: Striker por criar o tutorial
Crédito: Thalesbliss por postar

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MensagemAssunto: Re: Aula Mapper: Basico   Aula Mapper: Basico EmptySeg 13 Set 2010, 13:23

Vai Ajudar Muito As Pessoas Valeu Por Postar Very Happy
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Lucas Roberto
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MensagemAssunto: Re: Aula Mapper: Basico   Aula Mapper: Basico EmptySeg 13 Set 2010, 18:42

Uou

Esta surprendendo Em

Vlw +1 de CRED
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MensagemAssunto: Re: Aula Mapper: Basico   Aula Mapper: Basico EmptyTer 14 Set 2010, 13:38

Obrigado ^^
Dúvidas ? Por Favor Pergunte !!

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MensagemAssunto: Re: Aula Mapper: Basico   Aula Mapper: Basico EmptyTer 14 Set 2010, 19:53

Eclipse ?
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MensagemAssunto: Re: Aula Mapper: Basico   Aula Mapper: Basico EmptyTer 14 Set 2010, 21:11

Sim e Eclipes

Mais Tambem server para Diamond

"EEB"
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MensagemAssunto: Re: Aula Mapper: Basico   Aula Mapper: Basico EmptySex 08 Out 2010, 08:36

sim
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MensagemAssunto: Re: Aula Mapper: Basico   Aula Mapper: Basico EmptySeg 11 Out 2010, 17:57

thalesbliss

Tentar evitar de Froides

Pois voce tem que dar o exemplo

"sim"
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MensagemAssunto: Re: Aula Mapper: Basico   Aula Mapper: Basico EmptySeg 11 Out 2010, 20:41

neen fui eu foi meu colega --'
Foi malz ai ...
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MensagemAssunto: Re: Aula Mapper: Basico   Aula Mapper: Basico EmptySeg 14 Nov 2011, 10:31

Bem gostei so que , sou iniciante em Mapper , eu queria saber " programas " para criar mapas para poketibia . cheers
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MensagemAssunto: Re: Aula Mapper: Basico   Aula Mapper: Basico Empty

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