Universo Games
Ola , Convidado



Você ainda não e cadastrado então cadastre-se e veja todas as atualizações no mundo rpg!!!
Universo Games

Suporte e Desenvolvimento só no Universo Games

Ola Convidado, Seja Bem vindo a equipe lhe deseja boa sorte no seu projeto!

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Aula Mapper: Basico

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1Tutorial Aula Mapper: Basico em Dom 12 Set 2010, 21:18

Thales12


Membro
Membro
Olá amigos mappers !!!

Este tutorial nada mais é que uma junção de minhas 4 primeiras lições, basicamente elas foram unidas e tiveram seus textos e ScreenShots reformuladas, formando assim um guia básico essencial para todos aqueles que desejam iniciar no estudo sobre técnicas de mapeamento.

O método esta dividido em três temas,concordância, mapas geométricos e um pouco de detalhamento usando os autotiles.

Capitulo 1: Concordância

Este tema é simples, porem geralmente os mappers não dão a devida atenção fazendo assim que algo tão simples não deixei o cenário ficar muito bacana.Chega a ser um ponto relevante, porem que ser for analisado por mappers experientes será cobrado, então vamos aos exemplos:
Ex1.

Suponhamos que existem duas montanhas afastadas, para ligar uma a outra você pode fazer assim:

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Nessa figura ficou um cenário até bacana, porem é meio estranho ja que a terra conseguiu ficar no alto firme sem nada a sustentando, e isso não pode acontecer pois detalhes como este deixam seu cenário fora da concordância natural que o ambiente deveria ter.


[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

* No exemplo anterior foi mostrado o que deixava o cenário irregular, agora nesta ScreenShot, ao invés de deixar a “terra flutuando”, inclui uma simples ponte, assim acabando com todos os problemas que deixavam o mapa irregular no quesito concordância.

Ex3.

Existe uma cachoeira no meio de duas montanhas, para acompanhar a decida da cachoeira você pode fazer assim:

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Primeiramente,como no exemplo anterior mostrou, agora já sabemos usar pontes, e então não mais teremos “terras flutuantes” ;D.
Mas mesmo com este quesito corrigido, o cenário acima ficou estranho, já que a cachoeira esta descendo, o terreno ao lado não concordará muito caso esteja totalmente plano.

Ex4.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

* Agora nesta segunda figura, a montanha cresce acompanhando a cachoeira, simples correto?Sim, mas agora, está totalmente em harmonia com a realidade,exatamente por conta destes pequenos ajustes

Capitulo 2: Mapas Geométricos

Neste capítulo o assunto abordado foi o que devemos saber de básico sobre simetria nos mapas, mostrarei como é fácil de perceber a existência de simetria em um mapa, porem, quão difícil é não cometê-la.

Ex1.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

* Neste exemplo coloquei um pequeno morrinho dentro da caverna, ótima idéia para dar uma diversificada na base do cenário, porem dessa forma que fiz, seu jogo cairia no erro que todos nos queremos correr, veja, um perfeito quadrado.

Ex2.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Já nesta foto, ficou um pouco melhor, pois com a variação que fiz no morrinho consegui obter espaço para outras pequenas modificações na base, agora o cenário até consegue passar um pequeno aspecto de profundidade.

Ex3.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

* Aqui uma parede que seria pichada pela maioria dos mappers como péssimo nível de mapeamento(T_T), isso porque ela repete varias vezes o mesmo tile dando um aspecto muito simétrico ao cenário.

Ex4.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Aqui usei o mesmo mapa, somente modifiquei o formato da parede, variei mais os tiles para que ela não ficasse tão repetida,e conseqüentemente geométrica, de modo que simetria alguma fosse encontrada nela.Vale lembrar que mais uma vez a “regrinha” de não repetir mais que três vezes o mesmo tile foi o que segui para obter tal resultado.


Ex5.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

* Aqui fiz uma pequena sala dentro de uma caverna, onde normalmente são usadas para revelar itens e etc,(o que não vem ao caso) quero mostrar que ao olhar isso pelo zoom ½, a sala forma um perfeito quadrado, exatamente do que estamos tentando fugir.

Ex6.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

* Agora sim,o cenário ficou um pouco mais agradável e bacana de ser explorado pois, consegui fazer no mesmo local, uma área que também irá atender a idéia do mapper, porem em um formato totalmente diferenciado.



Dicas:
-Tente não repetir os mesmos gráficos mais que três vezes;

- Imagine que em cenários de caverna uma sala não precisa ser necessariamente quadrada, tente construí-la em um formato variado para que fique bem bacana de ser visitada.

-E alem de todo cuidado na hora de desenvolver as paredes, por ultimo vem a entrada/saída do cenário que não precisa ser necessariamente reto, na ScreenShot p.ex. construí de forma meio que vertical, finalizando assim o cenário.

Ex7.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

* Nessa ScreenShot temos um exemplo de cenário que infelizmente encontramos em muitos projetos atuais, uma típica caverna simétrica (essa em especial forma um perfeito quadrado), com os detalhes também simétricos.

Ex8.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

* Já agora um bom exemplo de caverna, possui uma base completamente variada e bacana de ser visitada.



Dicas:

-Mais uma vez, não repeti os mesmos quadros mais que três vezes;

-Também, logo de inicio eu fiz o contorno em volta da caverna de uma maneira q ao olhar no zoom ½, não presenciei um quadrado, e sim algo meio que arredondado, o que é ótimo.

- Formei caminhos que também não repetiam os quadros, todos meio tortos e desajeitados, porque a natureza não é simétrica, ou seja, não foi moldada por alguém e sim pela própria vontade natural do ambiente.Graças ao formato e aos caminhos que não ficaram retilíneos, consegui obter tal resultado.
Capitulo 3: Autotiles

Para ultimo capítulo deste guia, o tema abordado foi como usar de maneira mais criativa os auto tiles de areia e grama, um assunto simples, mas que resolvi abordar aqui pois sei que é uma espécie de detalhe que passa despercebido por grande parte dos makers.

Ex1.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

* Nessa ScreenShot, a base ate foi bem construída, com pouca simetria e algumas variações no terreno,mas o chão esta sem detalhe algum, como se só pudesse existir um “tipo de chão” neste mapa,o que certamente não é verdade.

Ex2.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

* Agora o mesmo cenário,com a mesma base, porem com o chão trabalhado, compreendam que um olhar menos apurado nem irá parecer que grandes mudanças foram feitas, mas se alguns mappers mais experientes forem avaliar, certamente irão perceber todos os pontos que foram melhorados.



Dicas.

-Usei o autotile de terra “verde mais escura”, de areia, de grama e de morrinho.

-O autotile de areia eu coloquei por baixo da montanha,dando assim a impressão da areia já existia mesmo debaixo da montanha saindo para o mapa.

-O de terra verde mais escura ficou dando uma pequena aparência que aquele lugar é mais "sujinho", ou até mesmo que ali é grama, porem ainda pequena.

-O autotile de grama perto das arvores, dando a impressão que por ali o chão é fértil.

-E por fim o de morrinho dando pequenas variações no terreno, porque assim não fica todo o chão 100% plano, e passa uma pequena sensação de profundidade ao jogador.

Então pessoal, existem diversas outras maneiras de usar esses e outros autotiles para deixar o seu cenário com uma variedade ainda maior de detalhes, mas espero que as dicas que aqui foram passadas já tenham servido para deixar vossos cenários ao menos um pouco mais bacanas e diversificados.

Por hoje é só, aqueles que quiserem postar mapas segundo o tema de qualquer um dos capítulos explicados aqui, podem postar, assim que possível estarei aqui apontando os prováveis pontos a serem mudados que provavelmente irão deixar seus cenários mais bacanas.

E nunca esqueçam ...tudo que você precisa já está com você, basta ter disposição, pois o seu sucesso depende daquilo que você acredita. \o

Obrigado pela atenção. Very Happy

Crédito: Striker por criar o tutorial
Crédito: Thalesbliss por postar

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

2Tutorial Re: Aula Mapper: Basico em Seg 13 Set 2010, 12:23

D'Black


Membro
Membro
Vai Ajudar Muito As Pessoas Valeu Por Postar Very Happy

http://www.uniononline.tk/

3Tutorial Re: Aula Mapper: Basico em Seg 13 Set 2010, 17:42

Luucas Robeerto


Fundador
Fundador
Uou

Esta surprendendo Em

Vlw +1 de CRED

http://universogamesmmo.forumeiros.com

4Tutorial Re: Aula Mapper: Basico em Ter 14 Set 2010, 12:38

Thales12


Membro
Membro
Obrigado ^^
Dúvidas ? Por Favor Pergunte !!

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]


[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

5Tutorial Re: Aula Mapper: Basico em Ter 14 Set 2010, 18:53

Soullife


Membro
Membro
Eclipse ?

6Tutorial Re: Aula Mapper: Basico em Ter 14 Set 2010, 20:11

Luucas Robeerto


Fundador
Fundador
Sim e Eclipes

Mais Tambem server para Diamond

"EEB"

http://universogamesmmo.forumeiros.com

7Tutorial Re: Aula Mapper: Basico em Sex 08 Out 2010, 07:36

Thales12


Membro
Membro
sim

8Tutorial Re: Aula Mapper: Basico em Seg 11 Out 2010, 16:57

Luucas Robeerto


Fundador
Fundador
thalesbliss

Tentar evitar de Froides

Pois voce tem que dar o exemplo

"sim"

http://universogamesmmo.forumeiros.com

9Tutorial Re: Aula Mapper: Basico em Seg 11 Out 2010, 19:41

Thales12


Membro
Membro
neen fui eu foi meu colega --'
Foi malz ai ...

10Tutorial Re: Aula Mapper: Basico em Seg 14 Nov 2011, 08:31

MarceloMapper


Membro
Membro
Bem gostei so que , sou iniciante em Mapper , eu queria saber " programas " para criar mapas para poketibia . cheers

11Tutorial Re: Aula Mapper: Basico Hoje à(s) 03:06

Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum