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[Aula]Aprendendo um pouco de Scripts!

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1Aula [Aula]Aprendendo um pouco de Scripts! em Qui 24 Nov 2011, 17:34

RenanR


Membro
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Vamos lá!

Primeiro de tudo você tem de saber inglês!

Alguns Códigos
A maioria dos códigos é "GetPlayer" ou "SetPlayer" e o que quer, e (index).
O "(index) é usado para reconhecer o jogador. Exemplos:
GetPlayerLevel(index)
SetPlayerLevel(index, 2)
GetPlayerSprite(index)
SetPlayerSprite(index, 1)
GetPlayerName(index)
SetPlayerName(index, "Name")
GetPlayerPK(index)
SetPlayerPK(index, 1)

Entre outros...

Os números depois do index, reparem que nesses códigos são usados apenas no SetPlayer.
Ou seja, ele está indicando o que é pra mudar, ex:
SetPlayerLevel(index, 2) - Setar o level a 2.

O que é If?
If é Se, ele é usado assim: "Se ele tiver tal coisa então" por exemplo: "Caso ele tenha o level 5" que é: If GetPlayerLevel(index) = 5 Then

Lembre-se, que tem de fechar o "If" com um "End if" no final!

Then
O Then (Então) é usado sempre após o código do If. repare no código de cima ( o do level.).

Else, Elseif
Else é usado como condição. Exemplo: Se ele tiver tal coisa então por sprite x, caso não(else) sair da sub(exit sub):
If GetPlayerSprite(index) = 2 Then
Call SetPlayerSprite(index) = 3
Else
Exit Sub
End If


Elseif
Elseif é uma condição, que compõe mais uma condição(se). Ex: ...Caso não, fazer outra condição.
If GetPlayerSprite(index) = 5 Then
Call SetPlayerSprite(index) = 10
Elseif GetPlayerSprite(index) = 15 Then
Call SetPlayerSprite(index) = 20
End If


Ou seja, após o Elseif, fará um código de If, como GetPlayerSprite.. mas não precisará do If, pois já terá "elseIF".

Select Case
Select case é usado algumas vezes para resumir Ifs. Exemplos:
Select Case GetPlayerSprite(index)
Case 1
Call SetPlayerSprite(index, 2)

Case 2
Call SetPlayerSprite(index, 3)

Case 3
Call SetPlayerSprite(index, 4)
End Select


Como nós abrimos a case como GetPlayerSprite, o número da case á a sprite necessitada, e o de setplayersprite é a sprite que será mudada.
Lembre-se, que sempre deve fechar o Select case com "End Select".

Pois Se fosse com Ifs:
If GetPlayerSprite(index) = 1 then
Call Setplayersprite(index) = 2
Elseif GetPlayerSprite(index) = 2 Then
Call SetPlayerSprite(index) = 3
Elseif GetPlayerSprite(index) = 3 Then
Call SetPlayerSprite(index) = 4]
End If


Viu, o Select case serve também para resumir Ifs, mas também pode usar o código com If, pois também funcionará.

Dim x as long
o Dim, é usado para usar uma abreviação como algum código.
Exemplo:
Dim Ki as Long
Após botar o código do Dim, necessita explicar o que significa a abreviação "Ki". Ex:
Ki = GetPlayerSTR(index) + GetPlayerDEF(index) + GetPlayerMAGI(index) + GetPlayerSPEED(index)
Após expecificar, basta criar o código. Ex:
If GetPlayerLevel(index) >= 0 Then
If GetPlayerAccess(index) >= 0 Then
Call PlayerMsg(index, "Você tem " & Ki & " de Ki.", 7)
Exit Sub
End If
End If

Ficando então:
Dim Ki as Long
Ki = GetPlayerSTR(index) + GetPlayerDEF(index) + GetPlayerMAGI(index) + GetPlayerSPEED(index)

If GetPlayerLevel(index) >= 0 Then
If GetPlayerAccess(index) >= 0 Then
Call PlayerMsg(index, "Você tem " & Ki & " de Ki.", 7)
Exit Sub
End If
End If


Créditos: RenanR - Por criar a aula!!

Estou adicionando mais coisas aqui na aula enquanto vocês aprendem com o que já botei!

http://mmomakerbr.ativoforum.com

2Aula Re: [Aula]Aprendendo um pouco de Scripts! em Qui 24 Nov 2011, 18:42

Luucas Robeerto


Fundador
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Muito bom amigo +1 esta tudo correto


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3Aula Re: [Aula]Aprendendo um pouco de Scripts! em Qui 24 Nov 2011, 21:28

-Skadi!


Membro
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+1 cred RenanR, muito boa aula! ;]

4Aula Re: [Aula]Aprendendo um pouco de Scripts! em Sex 25 Nov 2011, 14:05

Kintaro


Membro de Honra
Membro de Honra
Dim x as long
o Dim, é usado para usar uma abreviação como algum código.

Apesar de não ser bem isso, o tuto está ótimo. +1 de Cred

5Aula Re: [Aula]Aprendendo um pouco de Scripts! em Sex 25 Nov 2011, 16:55

jadiel848


Membro
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Muito Bom!
Irá ajudar muitos novatos!
thx!

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