Universo Games
Ola , Convidado

Linguagem C - Variáveis Logo1110

Você ainda não e cadastrado então cadastre-se e veja todas as atualizações no Mundo RPG!!!
Universo Games
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Universo Games

Suporte e Desenvolvimento só no Universo Games
 
InícioInício  PortalPortal  EventosEventos  PublicaçõesPublicações  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  
Ola Convidado, Seja Bem vindo a equipe lhe deseja boa sorte no seu projeto!

 

 Linguagem C - Variáveis

Ir para baixo 
AutorMensagem
Lucas Roberto
Administrador
Administrador
Lucas Roberto


Mensagens : 711

Linguagem C - Variáveis Empty
MensagemAssunto: Linguagem C - Variáveis   Linguagem C - Variáveis EmptyQui 09 Jun 2011, 22:01

Nomes de Variáveis

As variáveis no C podem ter qualquer nome se duas condições forem satisfeitas: o nome deve começar com uma letra ou sublinhado (_) e os caracteres subsequentes devem ser letras, números ou sublinhado (_). Há apenas mais duas restrições: o nome de uma variável não pode ser igual a uma palavra reservada, nem igual ao nome de uma função declarada pelo programador, ou pelas bibliotecas do C. Variáveis de até 32 caracteres são aceitas. Mais uma coisa: é bom sempre lembrar que o C é "case sensitive" e portanto deve-se prestar atenção às maiúsculas e minúsculas.

Dicas quanto aos nomes de variáveis...
• É uma prática tradicional do C, usar letras minúsculas para nomes de variáveis e maiúsculas para nomes de constantes. Isto facilita na hora da leitura do código;
• Quando se escreve código usando nomes de variáveis em português, evita-se possíveis conflitos com nomes de rotinas encontrados nas diversas bibliotecas, que são em sua maioria absoluta, palavras em inglês.

Os Tipos do C
O C tem 5 tipos básicos: char, int, float, void, double. Destes não vimos ainda os dois últimos: O double é o ponto flutuante duplo e pode ser visto como um ponto flutuante com muito mais precisão. O void é o tipo vazio, ou um "tipo sem tipo". A aplicação deste "tipo" será vista posteriormente.

Para cada um dos tipos de variáveis existem os modificadores de tipo. Os modificadores de tipo do C são quatro: signed, unsigned, long e short. Ao float não se pode aplicar nenhum e ao double pode-se aplicar apenas o long. Os quatro modificadores podem ser aplicados a inteiros. A intenção é que short e long devam prover tamanhos diferentes de inteiros onde isto for prático. Inteiros menores (short) ou maiores (long). int normalmente terá o tamanho natural para uma determinada máquina. Assim, numa máquina de 16 bits, int provavelmente terá 16 bits. Numa máquina de 32, int deverá ter 32 bits. Na verdade, cada compilador é livre para escolher tamanhos adequados para o seu próprio hardware, com a única restrição de que shorts ints e ints devem ocupar pelo menos 16 bits, longs ints pelo menos 32 bits, e short int não pode ser maior que int, que não pode ser maior que long int. O modificador unsigned serve para especificar variáveis sem sinal. Um unsigned int será um inteiro que assumirá apenas valores positivos. A seguir estão listados os tipos de dados permitidos e seu valores máximos e mínimos em um compilador típico para um hardware de 16 bits. Também nesta tabela está especificado o formato que deve ser utilizado para ler os tipos de dados com a função scanf():



[/tr][tr]
Tipo Num. Bits Formato p/ leitura c/ Scanf Intervalo
Inicio/Fim
Char 8 %c -128 / 127
Unsigned Char 8 %c 0 / 255
Signed Char 8 %c -128 / 127
Int 16 %i -32.768 / 32.767
Unsigned Int 16 %u 0 / 65.535
signed int16%i-32.768 / 32.767
short int16%hi-32.768 / 32.767
unsigned short int16%hu0 / 65.535
signed short int16%hi-32.768 / 32.767
long int32%li-2.147.483.648 / 2.147.483.647
signed long int32%li-2.147.483.648 / 2.147.483.647
unsigned long int32%lu0 / 4.294.967.295
float32%f3,4E-38 / 3.4E+38
double64%lf1,7E-308 / 1,7E+308
long double80%Lf3,4E-4932 / 3,4E+4932


O tipo long double é o tipo de ponto flutuante com maior precisão. É importante observar que os intervalos de ponto flutuante, na tabela acima, estão indicados em faixa de expoente, mas os números podem assumir valores tanto positivos quanto negativos.

Bom pessoal... Essa foi minha aula, por hoje é só espero ter ajudado...
Ir para o topo Ir para baixo
https://universogamesmmo.forumeiros.com
 
Linguagem C - Variáveis
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» VB6 (Iniciantes Tutorial) variáveis
» APRENDENDO A DECLARAR VARIAVEIS NO VB6 [VB / VBA]
» Variáveis - Aula [1] By Skadi.

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Universo Games :: Centro de Aprendizagem :: Programação :: C/C#/C++-
Ir para: