Nomes de VariáveisAs variáveis no C podem ter qualquer nome se duas condições forem satisfeitas: o nome deve começar com uma letra ou sublinhado (_) e os caracteres subsequentes devem ser letras, números ou sublinhado (_). Há apenas mais duas restrições: o nome de uma variável não pode ser igual a uma palavra reservada, nem igual ao nome de uma função declarada pelo programador, ou pelas bibliotecas do C. Variáveis de até 32 caracteres são aceitas. Mais uma coisa: é bom sempre lembrar que o C é "case sensitive" e portanto deve-se prestar atenção às maiúsculas e minúsculas.
Dicas quanto aos nomes de variáveis...
• É uma prática tradicional do C, usar letras minúsculas para nomes de variáveis e maiúsculas para nomes de constantes. Isto facilita na hora da leitura do código;
• Quando se escreve código usando nomes de variáveis em português, evita-se possíveis conflitos com nomes de rotinas encontrados nas diversas bibliotecas, que são em sua maioria absoluta, palavras em inglês.
Os Tipos do CO C tem 5 tipos básicos:
char,
int,
float,
void,
double. Destes não vimos ainda os dois últimos: O
double é o ponto flutuante duplo e pode ser visto como um ponto flutuante com muito mais precisão. O void é o tipo vazio, ou um "tipo sem tipo". A aplicação deste "tipo" será vista posteriormente.
Para cada um dos tipos de variáveis existem os modificadores de tipo. Os modificadores de tipo do C são quatro:
signed,
unsigned,
long e
short. Ao float não se pode aplicar nenhum e ao double pode-se aplicar apenas o
long. Os quatro modificadores podem ser aplicados a inteiros. A intenção é que
short e
long devam prover tamanhos diferentes de inteiros onde isto for prático. Inteiros menores (
short) ou maiores (
long).
int normalmente terá o tamanho natural para uma determinada máquina. Assim, numa máquina de 16 bits,
int provavelmente terá 16 bits. Numa máquina de 32,
int deverá ter 32 bits. Na verdade, cada compilador é livre para escolher tamanhos adequados para o seu próprio hardware, com a única restrição de que
shorts ints e
ints devem ocupar pelo menos 16 bits,
longs ints pelo menos 32 bits, e
short int não pode ser maior que
int, que não pode ser maior que
long int. O modificador
unsigned serve para especificar variáveis sem sinal. Um
unsigned int será um inteiro que assumirá apenas valores positivos. A seguir estão listados os tipos de dados permitidos e seu valores máximos e mínimos em um compilador típico para um hardware de 16 bits. Também nesta tabela está especificado o formato que deve ser utilizado para ler os tipos de dados com a função scanf():
Tipo | Num. Bits | Formato p/ leitura c/ Scanf | Intervalo Inicio/Fim |
Char | 8 | %c | -128 / 127 |
Unsigned Char | 8 | %c | 0 / 255 |
Signed Char | 8 | %c | -128 / 127 |
Int | 16 | %i | -32.768 / 32.767 |
Unsigned Int | 16 | %u | 0 / 65.535 |
signed int | 16 | %i | -32.768 / 32.767 | [/tr]short int | 16 | %hi | -32.768 / 32.767 |
unsigned short int | 16 | %hu | 0 / 65.535 |
signed short int | 16 | %hi | -32.768 / 32.767 |
long int | 32 | %li | -2.147.483.648 / 2.147.483.647 |
signed long int | 32 | %li | -2.147.483.648 / 2.147.483.647 |
unsigned long int | 32 | %lu | 0 / 4.294.967.295 |
float | 32 | %f | 3,4E-38 / 3.4E+38 |
double | 64 | %lf | 1,7E-308 / 1,7E+308 |
long double | 80 | %Lf | 3,4E-4932 / 3,4E+4932 |
[tr]
O tipo
long double é o tipo de ponto flutuante com maior precisão. É importante observar que os intervalos de ponto flutuante, na tabela acima, estão indicados em faixa de expoente, mas os números podem assumir valores tanto positivos quanto negativos.
Bom pessoal... Essa foi minha aula, por hoje é só espero ter ajudado...